Yoga em dupla desenvolve confiança e conexão




Que tal uma atividade diferente no Dia dos Namorados? Já pensou em yoga? Aliviar o estresse, aprender a respirar e fluir são alguns dos benefícios do yoga que torna cada vez mais essa prática milenar numa atividade essencial nos tempos modernos. Apesar de tradicionalmente ser executado de forma individual, o yoga praticado em dupla tem se destacado pelos benefícios extras. O parceiro é quem vai ajudar puxando ou sustentando o seu peso, enquanto exercita força e concentração. Para essa prática dar certo, é preciso de comunicação. A fluidez vai depender de avisar seus limites e suas necessidades de adaptação ao parceiro em cada postura.

A prática do yoga em dupla não precisa ser necessariamente o acroyoga (que envolve posturas desafiantes e uma terceira pessoa para garantir a segurança), basta contar com o apoio do parceiro na execução dos āsanas, as posturas de yoga. Em essência, é uma prática lúdica e ao mesmo tempo integrativa, permitindo que duas pessoas se relacionem por meio das posturas. Contar com a parceria facilita o avanço e adaptação nos āsanas, conquistando mais flexibilidade, equilíbrio e força. Além disso, desenvolve confiança, solidariedade e concentração, a partir do momento em que seus movimentos e os movimentos do outro dependem de um foco integrado. 

E o que envolve uma aula de yoga em dupla? Principalmente o aumento dos níveis de confiança, comunicação, conexão e solidariedade, ou seja, para além do aspecto físico, essa integração exige um trabalho unido em prol de um mesmo objetivo. A confiança é desenvolvida quando você se entrega para a base, como é chamado o parceiro que segura e sustenta seu peso ao executar a postura. A comunicação entra nesse momento, quando você informa o seu limite (se pode alongar mais ou se é suficiente, por exemplo). A solidariedade é desenvolvida no momento em que você ajuda o seu parceiro a adaptar a postura para até onde o alongamento ou a força dele pode alcançar - e assim adaptando a sua postura também para acompanhá-lo. 

Portanto, fica fácil perceber que todas essas qualidades de interações são importantes também além do tapetinho: na vida e nos relacionamentos. Além disso, existe uma troca energética que cria ou fortalece a conexão entre ambos. O yoga em dupla é um exercício de doar e receber, respeitando os seus próprios limites e os limites do outro. Confira abaixo um vídeo de uma prática de yoga em dupla do meu canal, Yoga com Ale Fiori. Observe que não é necessário entrar e sair rapidamente das posturas. Nessa sequência escolhemos contar 10 respirações em cada āsana, mas faça no seu tempo, e aproveite.

Clique aqui e confira uma sequência para você praticar com seu parceiro!

Leia também:
Qual o melhor horário para praticar yoga?
Como se chama quem pratica yoga?
Conheça 5 dicas que ansiosos aprendem ao praticar yoga

Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/yogacomalefiori

 

Comentários

Postagens mais visitadas