Qual o melhor horário para praticar yoga?


Uma pergunta recorrente dos meus alunos é: qual o melhor horário para praticar Yoga? O melhor horário é aquele em que você pode. Explico: você vai ativar vários centros de energia do seu corpo sutil e usar essa energia para o que precisar. Se precisa relaxar e dormir, a prática de Yoga atua no sistema parassimpático (que controla a atividade das glândulas e a musculatura lisa e cardíaca), sendo capaz de induzir um relaxamento profundo. As posturas ajudam a ativar esse sistema nervoso autônomo e, com isso, desacelerar a frequência cardíaca, reduzir a pressão arterial e a esvaziar a mente. Se precisar sair da aula de Yoga e ir direto para o trabalho ou estudo, a prática vai ajudar a manter você focado no presente e ter mais discernimento em situações de estresse ou ansiedade, além de estimular sua concentração nas tarefas em meio à correria do cotidiano. Isso sem falar no bem-estar físico, após alongamentos ou estímulos musculares que ativam a sua circulação sanguínea.

Se você tem mais tempo de manhã e gosta de acordar cedo, perfeito. Se você trabalha o dia inteiro e só tem horário na última turma das 20h30, perfeito também. O importante é você praticar a sua conexão interior e usar as ferramentas do Yoga para desenvolver seu equilíbrio, foco, respiração e controle. Os pontos positivos e negativos dos diferentes horários vão depender da sua rotina. Procure analisar como você se sente ou quais horários você tem disponíveis. Pergunte-se: “Pela manhã tenho mais disposição? Pela noite sinto menos dores nas articulações e menos preguiça? Pela noite eu relaxo mais para dormir após a prática? Ou simplesmente é o único horário que tenho?”.

Portanto, o melhor horário é aquele em que você pode praticar e desfrutar dos resultados de uma rotina constante. O poder de concentração, a respiração consciente ou o relaxamento vão atuar em qualquer hora do dia em seu corpo. Procure experimentar onde você consegue encaixar a prática de forma viável em seu dia-a-dia e descubra qual é o melhor momento para você. Lembre-se de que a prática do Yoga proporciona a união do corpo e mente e nos permite desenvolver mais harmonia nas ações, pensamentos e palavras.

Leia também:
Como se chama quem pratica yoga?
Conheça cinco dicas que ansiosos aprendem com a prática do yoga
Como escolher uma linhagem para iniciar no yoga?

Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/yogacomalefiori


Comentários

Postagens mais visitadas