Conheça 5 dicas que ansiosos aprendem com a prática do yoga

O estresse pode vir de qualquer evento ou pensamento que faz você se sentir frustrado, zangado ou nervoso. A ansiedade é um sentimento de medo, desconforto e preocupação. Em geral, estresse é uma resposta normal para uma situação ameaçadora, enquanto a ansiedade é, em grande parte, causada pela preocupação. A experiência é a mesma: frequência cardíaca acelerada, palmas das mãos suadas e falta de ar, por exemplo. É necessária uma dose de tensão para viver, mas como toda dualidade da vida, essa tensão precisa ser balanceada. Quando esquecemos que existe essa dualidade, esquecemos o sentido de unidade. O yoga ensina que o estresse é o resultado de percepções baseadas em padrões de pensamentos. É preciso compreender que somos parte integral da vida e não um indivíduo lutando para preencher necessidades. Na prática do yoga equilibramos as funções de nosso corpo e mente enquanto trilhamos o caminho para o autoconhecimento. Aqui vão 5 exemplos do que ansiosos podem aprender com o yoga:

1. Reestruturação dos pensamentos
Ao praticar yoga estamos com a atenção para nosso interior, percebendo nossa respiração, nossa consciência corporal, nossas emoções. Essas emoções surgem a cada ásana (postura), a cada inalação e exalação do ar. Essa volta para o nosso interior reestrutura e transforma pensamentos e ações. 

2. Autocuidado
Na prática física dos ásanas experimentamos nosso corpo, nossos limites, identificando o que é mais difícil ou mais fácil para o nosso momento. É uma descoberta de como o corpo quer se comunicar, e uma oportunidade para ouvi-lo. Então, conhecemos nossos limites e até onde podemos avançar para superar desafios, cuidando para não machucar nosso corpo. Descobrimos que não precisamos ser flexíveis ou fortes para o yoga, apenas respeitar a estrutura corporal individual e evoluir com paciência e autocuidado.

3. Relaxamento
A ansiedade leva a dores no corpo e tensões. O yoga proporciona um relaxamento, ao mesmo tempo em que, ao alongarmos e trabalharmos força, estamos lubrificando nossas articulações, reduzindo dores e proporcionando mobilidade.

4. Atenção e reconexão
Cada comando para entrar e sair das posturas é dado de acordo com a respiração. Essa condução dos movimentos revela como respiramos e desenvolve atenção e foco. Você não olha o colega do lado, apenas ouve as orientações do instrutor e vai percebendo seu corpo fluindo com a sua respiração aqui e agora. É aí que começa a sua conexão interior.

5. Desapego
Ao compreender os nossos pensamentos, começamos a deixar ir tudo o que não nos serve mais. Aprendemos a exalar o ar, deixar o corpo relaxar e soltar as amarras que nós mesmos criamos. Tomamos consciência de que não podemos controlar tudo e identificamos as pequenas coisas que não valem preocupações e estresse.  Passamos a ver o que realmente importa, quem realmente somos e o que realmente queremos. Esse é o autoconhecimento.

O yoga busca criar condições para a saúde por meio de uma jornada de autodescoberta. Não significa que é uma cura mágica, pois vai depender de você mesmo silenciar, ouvir e se conhecer. A partir desse conhecimento e da energia que você vai estimular no seu corpo físico e sutil, surge a clareza e a coragem para identificar as situações que ocorrem a sua volta e como reagir a elas, afastando medos e promovendo o equilíbrio.

Leia também:
Como se chama quem pratica yoga?
Qual o melhor horário para praticar yoga?
Como escolher uma linhagem para iniciar no yoga?

Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/yogacomalefiori

Comentários

Postagens mais visitadas