Hasta Bandha: evite lesões nas mãos e punhos durante a prática de yoga

Muitos alunos reclamam de dores nos punhos em algumas posturas de yoga que exigem o apoio do peso do corpo nas mãos. Hasta bandha ("fechadura de mão" em sânscrito)  é uma técnica na qual as mãos são colocadas no chão, com os dedos abertos, digitais bem apoiadas e a palma levemente levantada, formando um arco natural. A ideia é prevenir dores e lesões nas mãos e punhos. 

No campo sutil, hasta bandha busca trazer a energia por meio dos braços em direção ao coração, permitindo mais rotação nas articulações do ombro e do comprimento dos braços, aliviando a pressão constante nos pulsos. 

É preciso lembrar que posturas desalinhadas também podem causar dor. Um exemplo que costumo perceber dos alunos está em Adho Mukha Svanasana, o cachorro olhando para baixo. Quando o aluno não tem consciência de abrir o peito, os ombros acabam alinhando com os punhos levando peso para as mãos. Para complementar, ressalto ainda que é preciso adaptar algumas posturas para alunos que tenham patologias nos punhos. As tendinites são as principais queixas, além de desgastes articulares e ósseos, como artroses, Síndrome do Túnel do Carpo entre outros. Nesses casos, algumas posturas de apoio das mãos podem ser feitas com os punhos fechados.

A orientação para manter os dedos afastados, digitais coladas no chão e adequar a distribuição do peso (como na figura abaixo) evita sobrecarregar e lesionar os punhos. Tenha em mente que essa liberação por meio da circunferência das palmas da mão leva a uma sensação de elevação sutil de energia do centro das palmas das mãos, dos braços e do canal central.



Comentários

Postagens mais visitadas