Falta de tempo para o autocuidado: onde estão as suas prioridades?


A necessidade de produzir cada vez mais, de dividir o trabalho e as tarefas domésticas, de lembrar do cuidado com a saúde, de equilibrar o tempo com a família e o lazer. É possível distribuir isso tudo em 24 horas ou em sete dias?

Por mais que se busque priorizar o mais importante, ainda assim, falta tempo. E falta tempo não só para quem trabalha, falta para o jovem que estuda, tem tarefas em casa e postagens nas redes sociais. Cada vez mais cedo nos falta tempo! O que era uma eternidade no passado, agora é um piscar de olhos. E há tanto conteúdo para consumirmos que não temos tempo! Alguns de meus alunos de yoga querem se aprofundar na prática, ler sobre o que estão fazendo, assistir um vídeo temático, então eu produzo conteúdo para eles (e vejo também muito conteúdo disponível nas redes), mas eles não têm tempo para consumir aquilo que desejam. Onde estamos indo com o nosso tempo?

O que faz com que o tempo seja escasso é a forma como estamos vivenciando os nossos dias e como nos relacionamos com as atividades que temos que realizar. Tudo se tornou mais rápido, logo, deveria sobrar mais tempo ao final da jornada, mas falta tempo no mundo moderno. As consequências dessa alteração estão na nossa saúde: ansiedade, estresse e um estado de alerta constante. Perdemos a qualidade de vida até no transporte, na alimentação e nos relacionamentos. Uma pesquisa realizada pela ISMA-BR (International Stress Management Association Brasil), entidade internacional dedicada à prevenção e estudo do estresse, aponta que 62% dos brasileiros sofrem com a falta de tempo devido ao excesso de tarefas. Outro estudo conduzido pela entidade conclui que 30% dos profissionais no País já desenvolveram a Síndrome de Burnout, um esgotamento físico e mental. Então vou praticar yoga ou meditação...mas me falta tempo!

A modernidade é benéfica, o que precisamos é saber lidar com ela. Planejar seu tempo pode tornar você um cidadão mais centrado e produtivo. O que realmente eu priorizo? Falta tempo para eu ler ou assistir um vídeo que seria bom para meu autocuidado? Ou não está nas minhas reais prioridades? Já tentou criar um momento sem relógio ou celular? Um intervalo levado a sério? Observe o que você faz rápido que poderia desacelerar uma vez por semana ao menos. Tente lembrar como era isso, antes da modernidade. Não existe falta de tempo para aquilo que é prioridade em nossas vidas. A busca pelo equilíbrio através do autoconhecimento é base para uma administração do tempo mais eficaz. Precisamos voltar a contemplar a vida.

Leia também:
Por que criamos problemas imaginários com o estresse?
Você sabe como identificar e lidar com o estresse no trabalho?
Os nove obstáculos para a prática de yoga

Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/yogacomalefiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga

Comentários

  1. O problema é q queremos coisas demais: temos tantas opçoes pra qq assunto e queremos consumir todas. Impossivel. Temos q conseguir abrir mao de algumas ou nao conseguimos ter nada. Somos como crianças, que querem todos os brinquedos da loja e acabamos sem nenhum e frustrados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas