Posturas invertidas no yoga: a inversão dos padrões de comportamento e percepção

Os ásanas invertidos não invertem apenas o nosso corpo, mas também nossos padrões de comportamento e percepção. Pesquisas recentes apontam o fato de que muitas pessoas têm medo de ver o mundo de outra posição e, para esses casos, as posturas invertidas são desafiadoras, mesmo a mais simples, despertando assim a confiança e a coragem, afastando a depressão e mudanças de humor.

Mas além dos aspectos emocionais e psíquicos, há um grande benefício para a saúde ao usar a gravidade para o retorno sanguíneo. O cérebro é irrigado com mais sangue oxigenado favorecendo o funcionamento das capacidades cognitivas como concentração e memória. A região da cabeça também é beneficiada com esse fluxo sanguíneo, incluindo a pele do rosto, devido a um melhor aporte de nutrientes para as células que formam os tecidos. Por isso, alguns yogues afirmam que as invertidas são rejuvenescedoras.

Com o fluxo do sistema linfático, as posturas invertidas também fortalecem o sistema imunológico e equilibram o sistema nervoso. A consequência é o alívio do estresse e o combate à insônia. Ainda sobre os benefícios físicos, as invertidas atenuam problemas de varizes e inchaço nas pernas, além de reforçar os músculos das costas, pernas, nuca e abdômen. 

Há ainda outra função não menos importante nessas posturas: o equilíbrio de todas as glândulas do corpo, principalmente tireoide, pineal e pituitária.

Tireoide - é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço (em frente à traqueia) que produz hormônios que estimulam o consumo de oxigênio da maioria das células do organismo. Se a produção estiver baixa haverá lentidão física, mental de pouca tolerância ao frio. Se estiver em excesso pode produzir palpitações cardíacas, nervosismo e produção excessiva de calor.

Pineal - é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro que tem a função de secretar a melatonina, hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo. Nas filosofias orientais, a pineal se alinha com a localização do chacra coronário, o canal sutil para a elevação da consciência.

Pituitária (ou hipófise) - é uma glândula localizada na base do cérebro considerada uma glândula mestra, pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas. Ela é ligada ao hipotálamo, que controla a temperatura corporal, o apetite, além de ser o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual.

Contraindicações das posturas invertidas

As posturas invertidas precisam ser adaptadas ou até mesmo evitadas em alguns casos para preservar o autocuidado. Fique atento para casos de hipertensão, cardiopatias, hérnia de hiato, protusão ou degeneração de cervical (invertida sobre a cabeça), glaucoma, deslocamento de retina, mulheres em período menstrual ou gestação.

Busque a ajuda de um instrutor experiente para ajudar a entender como seu corpo deve se comportar em cada postura. As invertidas com apoio da cabeça exigem cuidado para não soltar o peso do corpo completamente sobre cabeça, e sim nos antebraços, por risco de lesão nos discos da cervical. Nas invertidas sobre as mãos, pressione as digitais dos dedos no chão, encolha e contraia o abdômen. 

As invertidas levam tempo e prática para serem praticadas com confiança, o importante é que depois de encontrar seu equilíbrio, curta o momento observando seu corpo e sua respiração. Se você só puder fazer a mais fácil, como a terapêutica (pernas apoiadas na parede) já estará recebendo os mesmos benefícios.



As figuras acima são do livro “GUIPPY: Guia Prático de Posturas de Yoga” de Joseph Le Page e Lilian Aboin.


Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/yogacomalefiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga




Comentários

Postagens mais visitadas