Por que relaxar está cada vez mais difícil?


A postura final de uma aula de yoga, shavāsana (do sânscrito: “a postura do cadáver”) representa o renascimento. É o momento em que seu corpo assimila tudo o que experimentou na aula. Em geral, são pelo menos 10 minutos em que você fica deitado e completamente imóvel, apenas observando sua respiração. Muita gente espera chegar nesse momento prazeroso da aula, mas há aqueles que deixam de fazer yoga exatamente por causa dessa postura. O motivo: não conseguem relaxar.

A nossa rotina está cada vez mais frenética e dependente de tecnologias que nos fazem correr ainda mais contra o tempo, um ritmo que tem dificultado o momento de descanso. O fato de descansar chega a trazer até um sentimento de culpa. O corpo não entende por que tem que ficar imóvel. É comum alunos que não param de se mexer durante o shavāsana, pois sentem distrações como coceira, dor ou desconforto. A mente dispara com infinitos diálogos internos. Por que não conseguimos relaxar?

Quanto ao sentimento de culpa, temos que ter consciência de que temos o direito de sentir preguiça em algum momento, embora a preguiça seja considerada um pecado capital desde o século 6. Se você acrescentar a esse repouso o objetivo de entender seus pensamentos, aquietar sua mente e observar sua respiração, você terá a motivação para se sentir relaxando sem culpa. É o momento de recuperar suas energias e gerar paz para si mesmo. Assim, percebemos como é importante o simples ato de não fazer nada, apenas deitar, entregando todo o peso do corpo ao chão e soltando a musculatura a cada exalação do ar.

O processo para o relaxamento passa por cultivar a consciência da auto-observação. Repare de que forma você gasta as suas horas ou quantos minutos podem ser liberados da sua rotina para relaxar. Com essa aceitação, você começa a se permitir o direito ao relaxamento até conseguir perceber sua respiração e praticar shavāsana, o renascer do seu corpo em paz.

Para escolher um relaxamento guiado, visite minha página no Soundcloud: https://soundcloud.com/alefioriyoga

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas