Dia Internacional do Yoga: é preciso democratizar os benefícios de uma prática milenar
Em tempos difíceis de pandemia, a procura pelo equilíbrio do corpo e da mente se intensificou em todo o mundo nesses últimos dois anos. Isolados em casa, disparamos buscas por exercícios físicos e yoga online. Chegamos na sétima edição do Dia Internacional do Yoga, comemorado em 21 de junho, com uma intensa procura pelos benefícios dessa prática milenar para um melhor estilo de vida individual e global.
À parte, há polêmica pela criação da data – críticos do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, apontam uso político do yoga como forma suavizar a imagem autoritária do governo – mas é preciso um debate sobre a necessidade de popularizar essa prática em todo o mundo. Para isso, são essenciais iniciativas que incluam aqueles que não tem condições de pagar mensalidades em estúdios. Além disso, precisamos quebrar o estereótipo elitista de praticantes de classe média e alta, brancos e em ótima forma física. Yoga é sim para todos, mas precisa chegar a todos. Porque todos têm direito aos seus benefícios, independente de condição financeira, escolaridade, religião ou posição política.
O yoga, originário da Índia há 5 mil anos, é a técnica que mais se popularizou nas últimas décadas. Segundo a Federação Internacional do Yoga, os Estados Unidos têm 30 milhões de praticantes, o que equivale a 9% da população do país, mais do que na Índia, onde o índice é de 7,5% da população. Já há, no Brasil, iniciativas isoladas de yoga em centros de detenção ou em comunidades de baixa renda na periferia, por exemplo, mas ainda é um trabalho difícil. É preciso disposição dos professores e uma chance de despertar o interesse dessa população socialmente vulnerável, que dispõe de pouco tempo em meio ao trabalho para sustentar a família.
O que desejamos no Dia Internacional do Yoga? Podermos democratizar essa prática cada vez mais, e sem vínculos políticos. A prioridade é o equilíbrio da mente e do espírito para aliviarmos tensões, tristezas e ansiedades em nível individual e global. O mundo já despertou para a necessidade do autocuidado e do cuidado com o próximo.
Para os que moram na minha cidade, Águas Claras (DF), vejam algumas programações para essa data:
Aula de Yoga Integrativo comigo, Ale Fiori, dia 19/06, às 9h30, próximo a tenda do Ibram da parte alta do parque, (fundos do condomínio Riviera dei Fiori), entrada pela Av. Parque Águas Claras com Av. Flamboyant.
Programação de lives sobre prática, teoria e autocuidado (dias 16, 23 e 30/06) no Instagram do Estúdio Unmani @unmaniyoga além de uma programação das 7h às 19h de aulas online no dia 21 de junho.
Aulas presenciais regulares no Parque de Águas Claras, sigam o Instagram das professoras: @maki.duthevicz_yoga @yogammariana @carlabragayoga @douradoyoga
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/yogacomalefiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga
Comentários
Postar um comentário