Psoas: o "músculo da alma" nos dá movimento e estabilidade


Existe um músculo no nosso corpo chamado Psoas e, segundo o conceito de saúde holística na Medicina Chinesa, ele está relacionado à nossa alma. É que nesse conceito a promoção da saúde está nos cuidados com o corpo, a mente e a alma, ou seja, estar bem é estar equilibrado.

O músculo Psoas é conhecido como o músculo da alma porque tem origem no corpo das vértebras lombares e faz uma diagonal, passando pelo abdômen, vindo para a frente entre o quadril e o fêmur. Os orientais acreditam que no abdômen está concentrada uma grande carga de energia. Segundo a medicina ayurveda (indiana) existem 4 dos 7 chakras nessa região. O Psoas tem uma característica de sair da coluna, que é a responsável por nos manter em pé, e ir até o sistema locomotor, responsável pelo nosso movimento na vida.

Além de passar pelas funções do movimento, a trajetória do Psoas encontra o ilíaco (músculo iliopsoas) que tem ligação com o sistema nervoso central. O sistema sensorial está muito ligado ao que acontece no córtex superior. Por isso, mais uma vez, é chamado de músculo da alma, uma interface do córtex emocional para o físico. A postura fala muito da nossa condição energética e emocional. Quando estamos relaxados estamos mais abertos. Quando estamos mais tensos estamos mais fechados. Quando estamos com problemas emocionais travamos o corpo.

Uma pessoa que tem uma postura encurtada, é arcada e fechada, não tem muita capacidade de locomoção porque dói, essa condição física sugere que há um problema emocional afetando o Psoas. É a reação do corpo a um comportamento que temos na vida e que gera sintomas como  cansaço, desânimo, medo e indecisão. O Psoas precisa ser movimentado para encontrar o equilíbrio. O processo terapêutico deve ser feito dentro de nós. Quando há consciência da necessidade de eliminar o medo e a raiva, e buscar proteção contra emoções negativas geradas por situações que enfrentamos na vida. Lembre-se que a saúde está nos cuidados com o corpo, a mente e a alma. É estarmos equilibrados de pé e em movimento.

Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/yogacomalefiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga

Comentários

Postagens mais visitadas