Os cinco elementos e o yoga: percebendo as emoções no corpo


O modelo biomédico oriental traz um conceito do corpo e da mente baseado na teoria dos cinco elementos: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. Há variações em algumas culturas, como na chinesa que inclui madeira e metal. Na medicina milenar indiana, a ayurveda, tudo no universo é formado a partir destes elementos. O homem é considerado o microcosmos da natureza, assim, os cinco elementos existem também dentro de cada indivíduo.



Éter:
se relaciona com o espaço. Em nosso corpo ele é os espaços vazios entre órgãos e células. Sensação de abertura, expansão e liberdade.

Ar: está nos movimentos fisiológicos. Na meditação, o ar recicla sentimentos antigos e apegos. Representa pensamentos, movimento, dinamismo e leveza.

Fogo: rege o metabolismo. É o poder de transformação. Se manifesta no agni, o fogo digestivo metaboliza todas as informações captadas do universo. Também está associado ao coração, local das emoções.

Água: são todos os fluidos corpóreos. Tem sua essência a fluidez, mas sem equilíbrio, pode causar medos e angústias.

Terra: constitui nossas estruturas densas como ossos, cartilagens e músculos. Seu atributo é a estabilidade. Traz aterramento e segurança para nossas emoções.

Especificamente na ayurveda, a combinação das forças dos cinco elementos descreve os humores biológicos e suas características físicas e psicológicas. Essa teoria ajuda a perceber desequilíbrios físicos e emocionais. Esses humores são chamados doshas: Vata, Pitta e Kapha.

Vatta (éter + ar) Fisicamente longilíneos, pouca musculatura, pele seca. Tem dificuldade de ganhar peso. São emocionalmente inspiradores. Em desequilíbrio, são ansiosos e dispersos.

Pitta (fogo + água) Corpo com musculatura definida, pele rosada. Ganham e perdem peso com facilidade. São emocionalmente determinados e focados. Em desequilíbrio, são agressivos e coléricos.

Kapha (água + terra) Fisicamente robustos, pele oleosa, excesso de muco. Tem dificuldade de perder peso. São emocionalmente estáveis e seguros. Em desequilíbrio, são teimosos e apegados.

O Ayurveda tem como objetivo equilibrar os humores para neutralizar o processo de formação das doenças por meio da harmonização dos doshas. E onde entra o yoga nisso? O processo curativo do Ayurveda envolve alimentação, fitoterapia (plantas medicinais), massagem, rotina diária (dinacharya), yoga e meditação.

Os humores biológicos e a prática do yoga
No caso do yoga, devemos lembrar que as posturas têm diferentes influencias em nosso corpo, assim como os chakras, os elementos se sobressaem em determinados ásanas. Por exemplo, as posturas de abertura do peito e extensão das costas, trabalham o elemento ar, desenvolvendo a capacidade pulmonar e abrindo o coração. As aberturas pélvicas trabalham o elemento água e a liberação das nossas emoções. As posturas que exigem aterramento dos pés, como tadásana, nos conectam com o elemento terra, desenvolvendo foco. Posturas que exigem o fortalecimento do core, o grupo muscular que estabiliza a coluna, trabalham o elemento fogo. As flexões para frente também estimulam o elemento fogo, no processo digestivo. O éter é o elemento mais sutil, e está ligado ao nosso chakra coronário, no topo da cabeça, a conexão com o divino.



Yoga é uma filosofia prática que visa o autoconhecimento através de técnicas específicas, enquanto ayurveda, é a ciência da longevidade e de reconexão com a natureza. Essa combinação já resultou até em uma modalidade de yoga, a ayur-yoga, onde as posturas são planejadas de acordo com o dosha de cada pessoa. Por exemplo, uma pessoa com predomínio de vatta, precisa de posturas de mais aterramento, enquanto pitta, precisa de ásanas para se sentir calmo e relaxado, já o pesado kapha precisa enfatizar a intensidade e o esforço.

Qual seu dosha? Marque as respostas abaixo e depois some em qual coluna de doshas você fez mais marcações.


Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/yogacomalefiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga


Comentários

Postagens mais visitadas