Posturas do yoga: um padrão de trabalho físico e emocional


As posturas do yoga (ásanas) trabalham músculos e articulações em coordenação com a respiração. O objetivo é preparar o praticante para liberar tensões, desenvolver foco e autoconhecimento. Portanto, não é apenas um treinamento físico para tonificar músculos e obter flexibilidade. A partir do momento em que fazemos a conexão com o nosso corpo e trazemos a atenção para dentro, compreendemos o aqui e o agora. Para chegar a essa sintonia, as posturas seguem um padrão que desempenham um papel também em nosso campo emocional:

Posturas de equilíbrio: Ajudam a concentração e trazem nossas energias para o equilíbrio físico e emocional. Em algumas aulas você pode demonstrar menos equilíbrio devido a agitação emocional, em outras, vai permanecer mais tempo na postura sem dificuldades. 

Posturas de força muscular: São aquelas que exigem uma permanência em determinado grupo de músculos, como abdômen, braços ou coxas, por exemplo. Desenvolvem nossa paciência, determinação e coragem.

Posturas de flexão lateral: Alongam os músculos que ligam as vértebras estimulando fígado, baço e pâncreas. No aspecto emocional, cultivam flexibilidade em nossos pontos de vista.

Abertura pélvica: Úteis na preparação de gestantes para o parto, também alongam os músculos adutores da coxa e estabilizadores do quadril. Nessa região está a virilha e sua importante função no sistema linfático. Pelo lado emocional, concentra o chakra da base, ligado a segurança, e o chakra sacral, que comanda a energia sexual.

Posturas de flexão para frente: Alongam os músculos das costas e da parte posterior das pernas. Regulam o sistema digestivo e excretor. Esses ásanas também desenvolvem nossa capacidade de entrega e humildade ao fluxo natural da vida.

Posturas de flexão/extensão para trás (retroflexão): Alongam os músculos do abdômen, peito e pescoço. Estimulam as glândulas suprarrenais e a tireoide. Do lado emocional, aumentam a autoestima e a autoconfiança.
 
Posturas de torção: Estimulam os nervos que passam pela medula espinhal. Aliviam a tensão nos músculos das costas e do pescoço. Estimulam o sistema digestivo. Pelo lado emocional, os ásanas de torção nos ensinam a olhar para os lados, para outras direções.

Posturas de inversão: Estimulam a circulação sanguínea na região acima do coração ativando as funções cerebrais e equilibrando glândulas como tireoide, pineal e pituitária. Emocionalmente, esses ásanas nos permitem ver o mundo de outro ângulo. Pessoas sistemáticas ou controladoras costumam sentir medo ao executá-las.

Relaxamento: É o momento de circular a energia trabalhada durante a prática, silenciar a mente, focar na respiração e proporcionar a  conexão com a sua verdadeira essência. A postura de shavásana é simplesmente deitar-se de barriga para cima, com braços e pernas estendidas, relaxando toda a musculatura corporal e transferindo a atenção apenas para a respiração suave e profunda.


Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/yogacomalefiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas