Mantras: vibrações que fortalecem a energia sobre o corpo sutil
















 

Uma palavra pode acalmar ou causar a ira, o mesmo serve para uma música, mas o valor interno é a substância principal da palavra. Em nossa principal religião ocidental, o Cristianismo, é possível citar o apóstolo João: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus, por Ele todas as coisas foram feitas” (Jo 1, 1-3). O mundo e a consciência seriam resultado da palavra, o que vai além de nossa limitada percepção material. 


Na física quântica, tudo é vibração e energia. O mundo material é a condensação dessa energia, por isso, pode ser manipulado pela voz, um instrumento vibracional. Na Índia antiga, e em suas milenares escrituras védicas, o conceito é semelhante: o universo é resultado da resposta à sílaba OM, o mantra-semente de todos os demais. A palavra mantra significa, do sânscrito, man: mente, tra: instrumento ou liberação. Essa liberação se dá por meio do relaxamento da mente e a ligação com energias superiores.

Como funcionam os mantras?

Atualmente, nossas vibrações naturais estão envolvidas por barulhos externos, aparelhos eletrônicos e ondas de  diferentes frequências. A vibração de um mantra provoca a limpeza de energias de vibrações baixas. Além disso, é possível acessar a consciência, ou ainda, equilibrar as energias do próprio corpo. Um mantra pode ou não ter significado literal, pois o valor vem quando é audível, visível ou presente no pensamento. cada palavra tem uma vibração, por isso, traduzir um mantra do sânscrito para a nossa língua, pode não ter o mesmo resultado.

Qual a diferença dos mantras para nossas orações religiosas?

As orações transmitem um significado conceitual ao evocar o pensamento, enquanto mantras vão ao encontro da maneira mística da união com o divino, o Absoluto (a Suprema Alma). Segundo John Blofeld, autor de “Mantras, Palavras de Poder”, o que distingue a maneira mística yogui da de outras religiões é a admissão de que o esclarecimento-libertação-salvação provém do nosso próprio íntimo. A diferença entre místicos cristãos e muçulmanos para religiões orientais está no fato de que enquanto o primeiro grupo busca obter a união com Deus, o outro busca como realizar essa união que nunca deixou de cessar. Ao final, a união mística é a mesma para todos.

Apesar de caminhos e intenções diferentes, é possível afirmar que nas atuais religiões ocidentais palavras como “amém” e “aleluia” jamais foram traduzidas pela necessidade de conservarem sua forma e significado original. Na tradição da igreja católica, prescrever repetições de orações como Pai Nosso e Ave Maria nos remete ao modo como os mantras são utilizados. Partindo desse princípio, mantras seriam então encontrados em diversas escolas religiosas.

Mais do que palavras...

É natural questionar o sentido das sílabas, mas perder tempo com isso seria prejuízo ao progresso na yoga. Segundo Buddha, o tempo gasto com especulação quanto ao “por quê” das coisas seria mais bem gasto se se vivenciasse a essência das coisas. Esse questionamento é compreensível visto que na sociedade ocidental somos incentivados ao raciocínio para chegar a uma análise crítica, enquanto na cultura oriental um conjunto de conhecimento serve para desenvolver uma compreensão transcendental e intuitiva da vida.

Mantras são mais do que palavras mágicas ou vibrações físicas, são a intenção de liberar nossas qualidades psíquicas associadas aos sons que representam. Como são matematicamente estruturados, as traduções dos mantras podem não fazer sentido, mas são espiritualmente significativos. Os temas desses sons nos remetem a busca da luz, imortalidade, paz, amor, conhecimento e ação.

Conheça alguns mantras:

OM NAMAH SHIVAYA
"Que os elementos deste universo se manifestem plenamente em mim".

É o mantra para o aperfeiçoamento do Veículo Divino, o corpo. O mantra do deus hindu Shiva, o criador do Yoga, evoca o Amor Divino que rompe os bloqueios espirituais e faz a energia circular em alta frequência. Shiva é uma das representações do Absoluto, que simboliza a transformação, além de ser o destruidor do orgulho e da ignorância.


GAYATRI MANTRA
OM BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YONAH PRACHODAYAT
"Contemplemos a luz que ilumina os planos mortal, astral e divino.
Meditemos sobre o esplendor brilhante do Deus Sol.
Que Ele ilumine nosso intelecto, nos guiando e inspirando
para que possamos fazer a ação correta na hora certa."

O Gayatri Mantra é considerado o mais poderoso dos mantras registrados nas escrituras védicas. É devotado à deusa Gayatri (Mãe dos Vedas) e foi criado para receber as vibrações solares que nos trazem vigor e entusiasmo. Recitá-lo confere sabedoria e esclarecimento, através do Sol (Savitur), que representa a fonte e inspiração do Universo.

SO HAM
"Eu Sou"
Esse mantra é uma identificação do Universo ou a realidade última e significa “Eu sou isso”, identificando com a Suprema Alma, o Absoluto. Podemos traduzir como “eu sou a suprema realidade”, “eu sou aquele que habita o meu interior”, “o ser supremo é o meu ser”. Quando usado para a meditação, atua como um mantra natural para controlar o padrão de respiração (So na inalação e Ham na exalação).


OM MANI PADME HUM
"A joia da consciência está no coração do lótus"
Os budistas tibetanos acreditam que aquele que recita esse mantra em voz alta ou silenciosamente, chama a atenção poderosa e benevolente da divindade que representa a piedade.


LOKAH SAMASTAH SUKHINO BHAVANTHU
"Que o universo compartilhe felicidade da existência divina"
Esse é o mantra que deseja harmonia e felicidade universal.


SHANTE PRASHANTE SARVA KRODHA
UPASHA MANI SWAHA
"Invocando a paz suprema, entrego a raiva ao universo"
Um mantra para eliminar a raiva, muito usado em tempos de estresse.


OM TARE TUTTARE TURE SWAHA
"Que a Mãe de Todos me guarde, me proteja e satisfaça minhas necessidades"
É um mantra relacionada a Tara, a "Mãe de todos os Budas", e especialmente a sua manifestação como Tara Verde, uma protetora que vem em nosso auxílio para aliviar-nos do sofrimento físico, emocional e espiritual.


OM GUM GANAPATAYEI NAMAHA
"Saudações àquele que remove obstáculos"
Esse mantra é voltado à Ganesha, filho de Shiva, e representa o removedor de obstáculos. É considerado um mantra protetor, muito usado por viajantes.

MAHA MRTYUÑJAYA MANTRA 
OM TRYAMBAKAṂ IAJAMAHE
SUGANDHIṂ PUSHṬIVARDHA NAAM
URVA RUKAMIVABAN DHANAAN
MRITIOR MUKSHI A MAMRITAT.
"Meditamos no terceiro olho / Que permeia e nutre a todos / Que sejamos liberados da morte pela imortalidade"
Mantra entoado no final de práticas de yoga, pede proteção a Shiva.

OM PURNAM-ADAH PURNAM-IDAM
PURNAAT PURNAM-UDACHYATE
PURNASYA PURNAM-AADAAYA
PURNAM-EVA-AVASHISHYATE
AVASHISHYATE
OM SHANTI SHANTI SHANTI
"Perfeito que traz a perfeição / Tome o perfeito do perfeito e apenas a perfeição resta / 
Que haja paz, paz e paz."
O significado desse Mantra da Plenitude é que toda a criação é uma unidade inteira. Não há lugar onde este todo não esteja presente. Este todo se reproduz à sua própria imagem.

OM ASATO MA SADGAMAYA
TAMASO MA JYOTIR GAMAYA
MRITYOR MA AMRITAM GAMAYA
"Falsidade, que a verdade possamos trazer / Escuridão, que a luz possamos trazer / Morte, que a imortalidade possamos trazer."
Esse é considerado um Mantra da Paz, retirado dos Brihadaranyaka Upanishads, ele é usado como oração durante encontros espirituais/religiosos. Acredita-se que a recitação desses versos traga paz de espírito e energia positiva em casa.


Siga-me nas redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/alefiori.yoga
Youtube: www.youtube.com/yogacomalefiori
SoundCloud: soundcloud.com/alefioriyoga


Comentários

Postagens mais visitadas